Programa Vocacional

ÁREAS

Considerando a significativa evolução dos meios de comunicação na contemporaneidade, o Programa Vocacional alinha-se com tal realidade, dinâmica, propositiva, inquieta, desafiadora, criando e anexando ao seu conjunto de atividades, o conceito de áreas que buscam colaborar e desenvolver ainda mais a sua permanente jornada junto a população paulista. Nesse sentido, a proposta para o Programa Vocacional em sua metodologia de ação no ano de 2018 foi implantar 4 (quatro) áreas que, embora distintas, estão também integradas entre si. São elas: Divulgação e Comunicação; Processos Artístico-pedagógicos; Metodologia e Instrumentais e Parcerias. Essa proposta foca uma demanda histórica do Programa em atender, com mais qualidade, as formas de organização das suas diferentes frentes, a fim de documentar, acompanhar, difundir e ampliar a sua atuação na cidade de São Paulo, em cada uma de suas edições, visando a criação de memória que poderá fundamentar a gestão na criação de fluxo, sistematização e organização dos conteúdos gerados.

Divulgação e Comunicação

Criação e produção da identidade visual. 

A área de Divulgação e Comunicação do Programa Vocacional tem em seu escopo de trabalho a criação e produção da Identidade Visual e comunicação interna do programa, assim como a comunicação com público em geral por meio das redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter e Site). No aspecto da Identidade Visual, num amplo desenvolvimento estético-visual de design e layout, é de competência dessa área ativar a memória desenvolvida no programa, por meio da criação imagética das narrativas nos diversos territórios ocupados pelos vocacionados na cidade, sendo fulcral a composição dos materiais de divulgação das ações culturais realizadas no Programa. Além da divulgação de suas próprias ações artísticas, realiza a indicação de produções artísticas que dialoguem com os princípios que balizam conceitualmente o Programa. No aspecto da comunicação, garante o fluxo de informações com a utilização de e-mails, redes sociais, desenvolvendo um mecanismo de monitoramento dos acessos e respostas, com atualização permanente dos conteúdos. Ainda na perspectiva de divulgação interna e externa, é responsável pela criação e produção da Agenda/Calendário Mensal de Ações Culturais do Programa Vocacional.

 

Metodologias e Instrumentais

 

criação e produção de ferramentas de

 

mapeamento.

 

A área tem por atribuição a criação e produção de ferramentas de mapeamento quantitativo e qualitativo do Programa, assim como a sistematização das informações coletadas. Esse mapeamento busca uma cartografia afetiva dos dispositivos culturais escritas/vivências, nas regiões de atuação dos artistas, evidenciando as narrativas artísticas e estruturais do Programa Vocacional. Os encontros de formação nos ateliês funcionam como alimento para a construção artístico-metodológica dos processos e propiciam o levantamento e organização de dados.

 

Processos Artístico-Pedagógicos.

 

compilação, reflexão e organização

dos materiais produzidos.

 

É de competência dessa área a compilação, reflexão, organização dos materiais produzidos nas orientações (encontros formativos) e ateliês (laboratórios artísticos) pelos artistas e vocacionados envolvidos com o programa. Organizando e propondo dispositivos de coleta dos diferentes processos artísticos que nascem das orientações e pesquisas dos artistas vocacionados. Compreende também a formulação de ações de formação para a equipe de artistas e demais envolvidos na equipe, por meio do diálogo com os princípios artístico-pedagógicos do Programa Vocacional (material norteador), os quais oferecem alicerces às ações nos territórios, fomentando os processos artísticos.

Venha participar do

Programa Vocacional

ATUAÇÃO, CRIAÇÃO, ARTE!

SE MISTURE, BRINQUE, JOGUE, CRIE!

CONTATO

Coordenação

coordenacaoartisticopedagogica@gmail.com

programavocacional@gmail.com

Comunicação

comvocacional@gmail.com

Telefone (11) 3397-0165

Localização

Supervisão de Formação Cultural – Secretaria Municipal de Cultura

Rua Líbero Badaró 340, Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP

CEP 01010-010 

Horário de atendimento  09h00 -18h00

 

VOCACIONAL nas redes