Sobre  a  EMIA

 

A Escola Municipal de Iniciação Artística é um instituição pública e gratuita, regulamentada pela lei nº 15.372, de 3 de maio de 2011. Fundada em 1980, a escola funciona em três casas dentro do parque Lina e Paulo Raia, no Jabaquara.

A EMIA trabalha as linguagens artísticas de maneira integrada, envolvendo a dança, a música, o teatro e as artes visuais. Tem por finalidade principal assegurar aos alunos, crianças entre 5 e 13 anos, a iniciação nas artes por meio de experiências estéticas e processos criativos nas linguagens artísticas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

O corpo docente da escola é formado por artistas professores que trazem sua experiência profissional, em diálogo com o espírito investigativo e brincante das crianças.

O ingresso dos alunos é feito mediante sorteio público, com inscrição prévia no final de cada ano.

A ação artístico-pedagógica da EMIA parte de uma concepção de infância que entende as crianças como competentes naquilo que fazem, respeitando seus modos de ser, pensar e criar arte.

 A iniciação artística é construída a partir da integração das linguagens de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, por meio da troca de saberes, da experimentação, da aquisição de novos repertórios, que acontecem nos encontros entre artistas e crianças.

 

l

Curso regular

A proposta básica de iniciação é determinada no curso regular, nosso único percurso obrigatório, pela integração de linguagens, em que professores de linguagens distintas atuam simultaneamente e de forma colaborativa.

Oficinas

Também abertas à comunidade em geral (adultos e crianças), são de todas as linguagens, mas têm a especificidade de projetos apresentados pelos professores e a duração de um ano ou um semestre.

i

Cursos optativos

Nesses cursos, os alunos regulares podem se matricular aos 07 anos podendo se estender até os 11 anos e cursar mais de um curso no decorrer de seu percurso. Eles existem como possibilidade de se vivenciar e se aprofundar nas especificidades das linguagens artísticas.

Orquestra Infanto-juvenil

É um núcleo de prática musical, que atende estudantes de instrumentos em vários níveis de aprendizado e tem como seus membros alunos e ex-alunos da EMIA, além de egressos da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo), Escola Municipal de Música e Fundação das Artes de São Caetano do Sul.

Visite-nos!

Emia Galeria

O Espaço EMIA Galeria, na casa 1, foi criado com a finalidade de adequar um local dentro da escola para exposições que contemplassem a produção artística tanto das crianças como dos artistas-professores ou artistas convidados. 

 A intenção é promover um espaço artístico cultural com caráter permanente, no qual tenha lugar a pesquisa, o processo artístico e seus desdobramentos em produtos finalizados. Além de possibilitar momentos de interação, trocas e diálogos.

Obra permanente

No ano de 2018 recebemos a doação da obra Alinhavos da artista Stela Barbieri para o acervo permanente da EMIA Galeria. A obra está exposta no saguão da galeria na casa 1.  Alinhavos é uma obra oficina que convida o público a inventar desenhos e propicia alinhavar em escala micro que se faz com as mãos, até aquela que se faz com o corpo todo, criando espaços ao desenhar. 

Nossa Escola. Nossa Comunidade. Nossa história.

A EMIA foi criada em 1980, idealizada como um espaço de iniciação artística para crianças por meio da integração de linguagens. Tanto a estruturação e organização da escola como as suas primeiras diretrizes pedagógicas e artísticas foram pensadas e construídas pela sua primeira equipe de professores e funcionários, sob a coordenação da Professora Dra. Marisa Fonterrada, na época, diretora da Escola Municipal de Música.

Acontecimentos

artísticos

1

Festa Junina

A Festa Junina é organizada pela APEA (Associação de Pais e Ex-alunos da EMIA) em conjunto com a escola. Acontece todos os anos no parque e é aberta para comunidade.

+

Ocupação de Teatro

Anualmente a área de teatro desenvolve mostras e exposições que propõem o encontro entre crianças e as várias manifestações e linguagens que envolvem o acontecimento teatral.

+

Viradinha musical

Neste encontro musical anual, as crianças são estimuladas a se apresentarem e a assistirem os colegas. Também ocorrem apresentações  dos artistas-professores e de músicos convidados.

+

Criança criando dança

Encontro anual que reúne crianças da EMIA  e de diversos lugares de São Paulo e região para compartilharem  seus saberes e criações em dança.

+

 

 

Outros acontecimentos 

Super Semana

Essa semana acontece em outubro, e as turmas apresentam seus trabalhos umas às outras durante o período de aula. Trata-se de um espaço mais espontâneo, onde as crianças podem apresentar recortes de processos ou criações mais efêmeras que não têm a pretensão de serem levadas ao teatro. É também uma oportunidade de os menores, de 05 e 06 anos, assistirem aos mais velhos e também se apresentarem se tiverem vontade, já que raramente participam das apresentações maiores no final do ano.

Mostra de processos artísticos

Os trabalhos apresentados são resultados de processos construídos com as crianças, envolvem todas as linguagens artísticas, integradas ou não, e revelam o modo de ser da EMIA, sem grandes produções artificiais, integradas ou não, e revelam o modo de ser da EMIA, sem grandes produções artificiais, mas com a seriedade que significa acreditar no que fazemos. Cenários e figurinos são criados pelas próprias crianças na medida em que fazem sentido para o que se quer mostrar. É muito mais um momento de realização e encontro do que do grande espetáculo. Fotos aqui.

EMIA 35 anos

No ano de 2016 realizamos uma exposição no CCSP comemorativa dos 35 anos da escola, que esteve em cartaz no Piso Flávio de Carvalho, entre os dias 04 de junho e 17 de julho de 2016. Conheça mais aqui.

|

Depoimentos

“Obrigado a todos que me ajudaram a aprender novas técnicas de arte com isso posso utilizar as técnicas na minha vida em diante.”

Matheus Akira Miyata Yamashita – Formando 2014

 

“Fiquei somente 4 anos na EMIA, bem menos que a maioria dos alunos, mas esses 4 anos foram os mais maravilhosos da minha vida. Em teatro treinei deixar a timidez, em Artes minha coordenação motora fina, Dança aprendi a ser leve como uma pedra, e Música aprendi a apreciar todos os ritmos de música e boas letras.”

Cora Gomes Cote Roman- Formanda 2014

“EMIA: essa palavra para mim é muito importante na minha vida porque foi lá que eu aprendi tudo o que eu não iria aprender em outro lugar. Obrigada EMIA!”

Vitoria Silva Augusto Marques – Formanda 2017

 

“A EMIA me ensinou a nunca desistir assim fazendo

eu sempre evoluir.”

Jorge Kazuyuki Saito de Lima – Formando 2017

 

Contato

Secretaria de Alunos: (11) 5017-7552

Atendimento na Secretaria de Alunos: 09h00 às 11h00 e das 13h30 às 15h30.

Direção e Administrativo: (11) 5017-2192

Horário de funcionamento da escola: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h.

emia@prefeitura.sp.gov.br

emiasaopaulo@gmail.com

Localização

 

Rua Volkswagen s/n° – Parque Lina e Paulo Raia JABAQUARA, SP. CEP 04344-020. 

Transporte público: Metrô Conceição.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support