Escolha uma Página

CENTRO DE MEMÓRIA E DOCUMENTAÇÃO

Programa Vocacional

BREVE HISTÓRICO

Inicialmente denominado “Projeto Teatro Vocacional” nasceu em 2001, no então “Departamento de Teatros” da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Alimentado pelo trabalho dos artistas teatrais fomentados, fazia parte de um plano de ação cultural e formação artística estabelecido na rede dos equipamentos públicos de cultura. Tinha no teatro seu modelo de produção artística e pesquisa pedagógica. Atuava inicialmente em vinte e cinco pontos espalhados pela cidade, em parceria com Casas de Cultura, Bibliotecas Públicas e Teatros Distritais.

Pretendia-se cobrir, dessa maneira, três diferentes etapas da formação, produção e difusão da arte teatral: em formação, orientações artísticas com o “Projeto Vocacional”, em produção, o fomento a grupos profissionais com a “Lei de Fomento”, e o terceiro tripé de difusão, um olhar para a formação do espectador com o Projeto “Formação de Público”, além da circulação dessa produção na ocupação dos teatros distritais. Esse modo de operação integrada fortaleceu os artistas teatrais e disseminou as suas práticas pedagógicas, pesquisas estéticas e ação política por toda a cidade.

Em 2004 o Projeto Vocacional foi ampliado, abraçando a parceria com a Secretaria de Educação e passando a atuar também em alguns CEUs. Em 2005, criou-se o Núcleo Vocacional, integrando o Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura. Instituem-se novos projetos agregados ao Núcleo, como o Vocacional Apresenta (2006), responsável pela distribuição e compartilhamento das produções artísticas do próprio Núcleo. Ao longo da expansão do Vocacional, outras linguagens artísticas foram agregadas para melhor atender à pluralidade cultural nas cinco regiões da cidade. Em 2007, foram implementados o Projeto Dança Vocacional e o Núcleo de Direção e Estudos. Em 2008, agregaram-se o Projeto Música Vocacional e o Núcleo Aldeias, com atuação nas aldeias Guaranis de São Paulo. Em 2009, o Núcleo Vocacional passou a se constituir como Programa, respondendo à Divisão de Formação da Secretaria Municipal de Cultura. A partir dessa data, o Vocacional agrega também a linguagem de Artes Visuais. Em 2011, o Programa atingia oitenta pontos de atuação, em equipamentos da cultura e da educação, distribuídos ao longo de todas as regiões da cidade. Entre os anos de 2012 e 2014 constituiu-se o Projeto Interlinguagens, com artistas de linguagens diferentes trabalhando com uma abordagem híbrida sobre a obra artística. Em 2015, foi implementado o Projeto Literatura. Em 2017, o Programa Vocacional atuou em oitenta e seis equipamentos públicos da Cultura e da Educação, além de alguns centros comunitários e centros culturais independentes.

Entre 2014 e 2017, o grupo de trabalho Vocacional Memória criou ações mirando a trajetória do Programa, foram encontros públicos, entrevistas e conversas entre artistas que já participaram do Vocacional. Todas essas ações foram transcritas e organizadas no blog do grupo, de onde recuperamos as informações aqui publicadas. Também foi realizada uma pequena publicação online, disponível na sessão Publicações.

“(…) percebe-se que a vocação é um empurrão pra frente! No Vocacional iniciamos com o que/por que/ o ficou assim… é como se dizer começo/meio/ e vai continuar… não finda, pois tem sempre uma nova descoberta, uma nova ideia, uma nova vontade – não tem limites, não tem fronteiras”

Girleine Bonifácio dos Santos – Vocacionada 2012

Projeto Musica Vocacional

“É um incentivo a quem aprecia a arte. Nos faz ter sensibilidade, e percepção de que nosso corpo é capaz de fazer. Para mim foi e continua sendo um laboratório experimental do corpo (…) não simplesmente dançar, e sim ter reflexão e entendimento de cada processo.”

Ellen Ferreira – Vocacionada 2011

Projeto Dança Vocacional

“É ótimo poder contar com com a presença de artistas completos e de conhecimento uqe sabem lidar com a complexidade da criação e do entendimento da subjetividade presente em cada participante.

Fernando Ferreira – Vocacionado 2011

Projeto Dança Vocacional

“Aprendemos muito com o Vocacional e colocamos tudo em prática, e vem funcionando, nos organizamos e é isso que faz a diferença.”

Família Justa Causa

Grupo que surgiu no Vocacional Música – 2011

Venha participar do

Programa Vocacional

ATUAÇÃO, CRIAÇÃO, ARTE!

SE MISTURE, BRINQUE, JOGUE, CRIE!

CONTATO

Coordenação

coordenacaoartisticopedagogica@gmail.com

programavocacional@gmail.com

Comunicação

comvocacional@gmail.com

Telefone (11) 3397-0165

Localização

Supervisão de Formação Cultural – Secretaria Municipal de Cultura

Rua Líbero Badaró 340, Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP

CEP 01010-010 

Horário de atendimento  09h00 -18h00

 

VOCACIONAL nas redes

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support