Escolha uma Página

Nossa  história

A EMIA foi criada em 1980, idealizada como um espaço de iniciação artística para crianças por meio da integração de linguagens. Tanto a estruturação e organização da escola como as suas primeiras diretrizes pedagógicas e artísticas foram pensadas e construídas pela sua primeira equipe de professores e funcionários, sob a coordenação da Professora Dra. Marisa Fonterrada, na época, diretora da Escola Municipal de Música. Em 1982 a escola recebeu Ana Angélica Albano, primeira diretora oficial da EMIA, cujo quadro era composto por 18 professores, 5 secretárias e 1 assistente de direção.

Por quase vinte anos, a escola ocupou apenas a Casa 03 do Parque Municipal Lina e Paulo Raia. A partir do ano 2000, com a mudança da Cinemateca Brasileira para Vila Mariana, passou a ocupar também as Casas 01 e 02, possibilitando assim a ampliação dos cursos e do número de alunos.

Inicialmente a escola abordava duas áreas, Expressão, composta por – teatro, artes plásticas e movimento – e Música. No decorrer da história da escola essas linguagens foram conquistando cada vez mais espaço e criando contornos definidos e relevantes para iniciação artística das crianças.

Hoje as áreas das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro compõem a estrutura artístico pedagógica da escola, a partir do princípio de que a iniciação acontece no encontro entre artistas e crianças, por meio da troca de saberes, da experimentação e da aquisição de novos repertórios, integrando as linguagens na construção do conhecimento em arte.

Atualmente a EMIA oferece em torno de 2.000 vagas para alunos e alunas regulares e para as oficinas que atendem a comunidade.

“O Espião sem expressão”

Filme produzido por Pedro Mourão e os professores da Emia na década de 80, com colaboração de funcionários e alunos da Emia. Fala de um Espião que quer saber o segredo da Emia.

EMIA 35 anos

No ano de 2016 realizamos uma exposição no CCSP comemorativa dos 35 anos da escola, que esteve em cartaz no Piso Flávio de Carvalho, entre os dias 04 de junho e 17 de julho de 2016.

Filme realizado por Eduardo Cotrim sobre a exposição.

EMIA – Escola de Arte, Casa de Crianças: uma experiência de 35 anos – O Filme (Processo de Criação)

Filme / EMIA 35 anos  / Oficinas

 

 

Lançamento do livro

 “EMIA Escola de Arte, Casa de Crianças: uma experiência de 35 anos”.

O lançamento do livro aconteceu o dia 30 de junho de 2016 no Centro Cultural São Paulo.

Veja mais fotos.

 

Exposição no Centro Cultural Olido

Em 2017 levamos nossa exposição para o Centro Cultural Olido em comemoração os 10 anos do Criança Criando Dança.

A exposição ficou em cartaz durante os meses de outubro e novembro.

Mais fotos da exposição aqui.

 

Fotos: Odino F. A. Pizzingrilli

 

Contato

Secretaria de Alunos: (11) 5017-7552

Atendimento na Secretaria de Alunos: 09h00 às 11h00 e das 13h30 às 15h30.

Direção e Administrativo: (11) 5017-2192

Horário de funcionamento da escola: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h.

emia@prefeitura.sp.gov.br

emiasaopaulo@gmail.com

Localização

Rua Volkswagen s/n° – Parque Lina e Paulo Raia JABAQUARA, SP. CEP 04344-020.

Transporte público: Metrô Conceição.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support